No dia 16 de Outubro de 2013 , das 8h30 as 11h, realizaremos mais um IPv6 no Café da Manhã, tratando novamente do tema: IPv6 para os Gestores de TI. A edição do evento será excepcionalmente realizada em Jundiaí/SP, organizada em conjunto com a CIJUN.

Informações e inscrições: http://ipv6.cijun.sp.gov.br/

Eventos anteriores

IPv6 nas redes do governo


Links dos vídeos:


No dia 24 de Setembro de 2013, das 8h30 as 11h, tratamos do tema IPv6 nas redes do governo, tendo como público alvo os gestores de TI e técnicos de empresas e órgãos públicos, do executivo, legislativo e judiciário, consultores e provedores que prestam serviços para o governo.

A atuação do governo, órgãos e empresas públicas é essencial para a implantação do IPv6 na Internet. Ao atuar em prol da implantação do IPv6, o poder público zela pela estabilidade da rede, por sua continuidade, e pelos benefícios que traz aos cidadãos. A implantação do protocolo nas redes das instituições públicas é necessária para garantir o acesso de todos a seus serviços.

Neste evento, debatemos a questão, com a participação da equipe do NIC.br e de convidados externos:

  • Paulo Roberto Pacifico Evangelista: Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá, tem experiência em projetos de rede e software livre, atualmente trabalha na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – ETICE, onde tem atuado na implantação do IPv6 nos sites do governo estadual.
  • Henrique de Moraes Holschuh: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi consultor da Informática e Municípios Associados – IMA, de Campinas, onde atuou na implantação do IPv6. Atualmente trabalha na PRODAM-SP.

IPv6 para os gestores de TI


Links das apresentações e vídeos:


No dia 13 de Agosto de 2013, das 8h30 as 11h, realizamos mais um IPv6 no Café da Manhã! O tema desta edição foi IPv6 para gestores de TI e o público alvo, os CTOs, Diretores e Gerentes de TI de empresas em geral.

A maior parte das aplicações de voz e dados, nas redes corporativas, funciona utilizando a tecnologia IP, a mesma da Internet. Além disso, atualmente é raro encontrar uma empresa que não use de alguma forma a própria rede mundial em seus processos de negócio. É bastante claro, então, que não há como fazer a transição para o IPv6 na Internet, sem afetar a área de TI das empresas. O assunto é sério o suficiente para ser comparado com o bug do milênio, por alguns. Contudo, muitos gestores ainda ignoram a questão.

Além da equipe do NIC.br, tivemos a presença dos panelistas onvidados:

  • Lucas Pinz – Gerente de Tecnologias e Arquiteturas IP na PromonLogicalis, responsável pelo portfólio de soluções em Telecom. É formado em Gestão de Redes pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, pós graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e mestrando no curso MBA da Universidade de Ohio, nos EUA. Possui diversas certificações de mercado, entre elas Cisco Certified Network Expert (CCIE#12041) e Business Architect #65 pela Cisco e Global Knowledge (EUA). Já atuou em inúmeros projetos em operadoras, governo e grandes empresas. Já escreveu artigos e publicações sobre IPv6, como o advisor chamado “IPv6: A hora é agora”. Trabalha há 12 anos no mercado de TIC.
  • Antonio Rigo – Professor da Faculdade Bandeirantes de Tecnologia (BandTec), do IPT e do Instituto Mauá de Tecnologia. Proprietário da consultoria Mundo Afora, que atua com IPv6, Segurança e Automação. Rigo é doutor em Engenharia de Sistemas pela Poli/USP (2000). Mestre em Engenharia Eletrônica pelo ITA (1982). Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP (1975). Especialista em Governança de Tecnologia da Informação pela Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – FIPT (2006).

Agradecemos o apoio dado pela ABRANET (Associação Brasileira de Internet) na divulgação deste evento.

 

IPv6 no Café da Manhã – Endereçamento e Planejamento de Redes IPv6


Os vídeos do evento já estão disponíveis:

Baixe aqui: a apresentação e outros materias


No dia 25 de Junho de 2013, das 8h30 as 11h, realizamos mais um IPv6 no Café da Manhã! Nessa edição, o formato foi o de um mini-tutorial, com a equipe do IPv6.br e o tema Endereçamento e Planejamento de Redes IPv6.

A apresentação abordou tópicos como:

  • quais tipos de endereços existem no IPv6, e onde usá-los
  • a importância de um bom planejamento do endereçamento nas redes
  • como numerar as redes IPv6 em um empresa
  • como numerar as redes IPv6 em um provedor Internet

IPv6 no Café da Manhã – IPv6 nas Universidades e Redes Acadêmicas


Apresentações:


No dia 28/05/2013 o IPv6 no Café da Manhã abordou a situação atual da implantação do IPv6 nas universidades brasileiras. O tema foi coberto desde a implantação do IPv6 nas redes até o ensino de IPv6 nas universidades.