Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
Logo NIC.br Logo CGI.br

Prêmio IPv6 NIC.br 2023

Com o intuito de fomentar a disseminação do protocolo IPv6 e celebrar os 15 anos da iniciativa IPv6.br, o NIC.br criou o "Prêmio IPv6 NIC.br 2023", que premiará instituições inscritas que se empenharem na implantação do protocolo nas suas redes.

Estão convidadas a participar do Desafio IPv6 todas as instituições detentoras de registro de Sistema Autônomo que possuam blocos IPv6. As instituições deverão estar adimplentes em seus pagamentos no Registro.br, bem como no IX.br e OpenCDN, caso participem desses projetos em locais onde existe cobrança. Para se inscrever, é preciso preencher o cadastro no link https://forms.gle/S79Mqydq923o6qiU6 até o dia 31 de Julho de 2023  dia 15 de agosto de 2023(prorrogado) e estar atento aos critérios de avaliação, detalhados a seguir, que fazem uso do SIMET (https://simet.nic.br) para as medições.

Regras

A instituição precisa realizar medições de qualidade utilizando o Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET), em qualquer uma das suas versões – Web, mobile ou Simetbox. Isso pode ser feito, por exemplo, estimulando seus usuários a utilizarem o SIMET, ou instalando roteadores com o Simetbox para seus usuários. Quanto mais medições realizadas detectarem a disponibilidade e correto funcionamento do IPv6, maior será a pontuação para conquistar o prêmio.

Os endereços IPv4 e IPv6 usados para identificar as medições da instituição, serão aqueles vinculados ao ASN cadastrado no prêmio, conforme consulta em https://whois.registro.br.

Para participar do desafio será preciso ter no mínimo 1.000 medições realizadas por pelo menos 200 endereços IPv6 distintos durante o mês de novembro de 2023.

Será necessário também ter no mínimo 2.000 medições realizadas no período que engloba os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2023, por pelo menos 200 endereços IPv6 distintos.

Prêmios

Todas as instituições cadastradas concorrerão a dois prêmios:
  • Um relacionado a maior percentagem de implantação no mês de novembro
  • Outro relacionado à instituição que mais se empenhou na implantação do IPv6 durante o período de 16 de agosto até 1 de dezembro de 2023.
Ademais, todas as instituições que alcançarem 75% de adoção de IPv6 registrada pelo SIMET no mês de novembro, ganharão um certificado de honra ao mérito e serão mencionadas na premiação.

Prêmio 1: Instituição com melhor ranking de implantação de IPv6 em novembro/2023

Nesta categoria, será verificada a percentagem de medições com IPv6 funcionando corretamente, em relação ao total de medições da instituição, durante o mês de novembro de 2023. A instituição que tiver a maior percentagem de implantação de IPv6 será a vencedora. Como critério de desempate, será considerada a quantidade absoluta de endereços IPv6 únicos detectados nas medições realizadas utilizando o SIMET.

A instituição ganhadora receberá uma bolsa para participar do evento do LACNIC no primeiro semestre de 2024. A bolsa consiste em passagens aéreas (ida e volta) e diárias de hotel. A instituição, na pessoa do contato administrativo designado no Registro.br, ou do seu representante legal, deve designar um funcionário contratado em regime CLT para receber esse prêmio, que não poderá ser cedido a terceiros.

A instituição ganhadora será beneficiada com uma cota de patrocínio no ano de 2024 para os cursos BCOP, IX Fóruns Regionais, Lives Intra Rede e Semanas de Capacitação Online, promovidas pelo Ceptro.br. Os benefícios concedidos serão equivalentes aos dos demais patrocinadores.

Prêmio 2: Instituição que mais implantou IPv6 durante o período do Desafio

Nesta categoria será avaliada a implantação ao longo do período do Desafio, que engloba os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2023.

Como valor inicial, será considerada a percentagem de implantação de IPv6 segundo as medições do SIMET realizadas pela instituição no período que engloba os meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho de 2023, ou seja, antes do início do prêmio, que detectarem a disponibilidade e correto funcionamento do protocolo, em comparação com o total de medições realizadas. Este será o valor referência para o início do desafio. Caso sejam detectadas um número inferior a 1.000 medições no período, ou menos de 100 endereços IPv6 distintos nas medições, será atribuído o valor de 0% de implantação de IPv6.

Durante o mês de novembro, será realizada a sumarização final de implantação do IPv6 a partir dos dados coletados pelo SIMET, e a instituição que tiver a maior diferença percentual positiva de implantação (valor final - valor inicial) será a ganhadora. Como critério de desempate, será levado em consideração a quantidade absoluta de medições em IPv6 feitas durante o mês de novembro pelo SIMET.

A instituição ganhadora receberá uma bolsa para participar do evento do LACNIC no primeiro semestre de 2024, que consiste de passagens aéreas (ida e volta) e diárias de hotel. A instituição, na pessoa do contato administrativo designado no Registro.br, ou do seu representante legal, deve designar um funcionário contratado em regime CLT para receber esse prêmio, que não poderá ser cedido a terceiros.

A instituição ganhadora será beneficiada com uma cota de patrocínio no ano de 2024 para os cursos BCOP, IX Fóruns Regionais, Lives Intra Rede e Semanas de Capacitação Online, promovidas pelo Ceptro.br. Os benefícios concedidos serão equivalentes aos dos demais patrocinadores.

Nota: Cada instituição, identificada pelo ASN, poderá participar apenas uma vez do desafio, e poderá ganhar apenas um dos prêmios. Independentemente de quem fez o registro da instituição, o contato administrativo do ASN designado no Registro.br ou, em sua ausência, o representante legal da instituição, será contatado para combinar os detalhes da premiação.

Datas

  • Período de Inscrição: 1 de julho de 2023 até  31 de Julho de 2023  15 de agosto de 2023(prorrogado)
  • Período de análise dos dados do prêmio 1: 1 de novembro de 2023 até 1 de dezembro de 2023
  • Período de análise dos dados do prêmio 2: 16 de agosto de 2023 até 1 de dezembro de 2023
  • Premiação: 8 de dezembro de 2023 (durante a Semana de Infraestrutura)

Inscrição

Para inscrever a sua instituição basta preencher o formulário no link https://forms.gle/S79Mqydq923o6qiU6 até dia 31 de Julho de 2023  dia 15 de agosto de 2023(prorrogado). Os dados devem corresponder com as informações cadastradas no whois.

Se houver mais de uma inscrição relacionada à mesma instituição, isso não será um problema. Entraremos em contato com o contato administrativo do ASN caso a instituição seja ganhadora.

Considerações

Caso haja identificação de fraude do ganhador do desafio IPv6, o NIC.br se reservará ao direito de remover a premiação e fornecê-la ao segundo colocado.

Qualquer dúvida sobre a premiação, fique a vontade para mandar email ipv6@nic.br . 

Como acompanhar as medições do prêmio

O participante pode acompanhar as medições SIMET no Portal do Sistema Autônomo (PAS) sob o endereço https://pas.nic.br. A partir de 16 de agosto 2023 será mostrado no portal o ranking do Prêmio IPv6 NIC.br, permitindo que o provedor compare semanalmente seu avanço e sua posição com os demais participantes do desafio. 

Para ter o melhor resultado nas medições, recomendamos que o participante instale na sua rede o servidor SIMET (https://pas.nic.br/docs/servidor-simet).

Estudo para ter mais chances de ganhar

Como sugestão de estudo, deixamos as seguintes referências:

Compartilhe

Busca