Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
Logo NIC.br Logo CGI.br
O Fórum Brasileiro de Implementadores IPv6 é o maior evento sobre IPv6 do país. Reúne profissionais, empresas, provedores de acesso e conteúdo, fabricantes de equipamentos, academia e governo, para discutir a implantação do IPv6 no Brasil. O Fórum será dia 04 de dezembro de 2013, como parte da Semana da Infraestrutura Internet, que reúne outros importantes eventos técnicos, como o PTT Fórum (o encontro dos Sistemas Autônomos - ASes - brasileiros), o GTER (reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia de Redes e Operações) e GTS (reunião do Grupo de trabalho de Segurança de Redes).

Palestrantes

Demi Getschko

Presidente do NIC.br. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pela qual também é mestre e doutor. Foi o responsável pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991. Integra o CGI.br desde 1995 e já foi membro eleito do conselho da ICANN por dois mandatos.      

Wesley George

Wesley George trabalha com redes IP há aproximadamente 13 anos, nas áreas de operações, engenharia e planejamento de capacidade, arquitetura, e projetos em grandes provedores de internet com e sem fio. Intensamente envolvido com o evangelismo de IPv6 por um período surpreendentemente longo. É um participante ativo no IETF há 5 anos, onde foi co-coordenador do grupo de trabalho IPv6 Renumbering (6renum) e atualmente é co-coordenador do grupo Sunset4. Atualmente trabalha no grupo Network Technology Development da Time Warner Cable, que é uma dos maiores provedores de serviços de vídeo, de dados em alta velocidade e de voz nos Estados Unidos.

Antonio Marcos Moreiras

Gerente de Projetos e Desenvolvimento no NIC.br, coordena o IPv6.br, uma iniciativa para a disseminação do IPv6 no país. É responsável ainda pela disponibilização gratuita da Hora Legal Brasileira via NTP na Internet, pela realização de estudos sobre a Web, pelo Zappiens.br, um portal para a divulgação de conteúdos de vídeo de qualidade em língua portuguesa, e por treinamentos direcionados a provedores Internet.    

Ricardo Patara

Formado em Ciências da Computação pela USP/Sao Carlos, como especialização em Redes de Altas Velocidades pelo LARC/POLI/USP. Experiência de mais de 10 anos na área de redes e Internet, tendo atuado na Rede Acadêmica de São Paulo, provedores comerciais, Registros Internet regionais e atualmente como Gerente de Recursos de Numeração Internet no Registro.br/NIC.BR    

Marcio Carvalho

É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh. Possui mais de 15 anos de atuação no mercado de telecomunicações e entretenimento. Atualmente é Diretor de Marketing da NET, responsável pelas áreas de oferta e relacionamento com clientes. Liderou o lançamento dos produtos de banda larga (NET Vírtua), telefonia fixa (NET Fone) e NET Combo. Em TV, atuou na chegada da TV em Alta Definição e, mais recentemente, no lançamento do NOW, serviço que permite ao cliente escolher conteúdos para assistir quando quiser.

Fábio Scartoni Fonseca

Possuí nove anos de experiência em gerenciamento tecnológico nas setores de computação e telecomunicações. Trabalhou em grandes empresas nas áreas de Engenharia da Computação e Segurança de Redes, com foco em soluções de arquitetura e desenvolvimento de novos negócios, com experiência internacional na implementação de projetos. É formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP e Administração de Empresas pela FGV – CEAG.    

Charles Costa

Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade de Brasília - UnB, com mais de 15 de anos de experiência na atuação no setor de telecomunicações. Atuação no planejamento e regulamentação dos Serviços Móveis participando ativamente das alterações no setor de telecomunicações promovidas pela Anatel. Atuação nas áreas de Regulamentação de Negócios da TIM - Diretoria de Assuntos Regulatórios e da área de Regulamentação da Diretoria Juridica-Regulatória da Nextel. Atualmente, trabalha no SindiTelebrasil na coordenação de temas Regulatórios/Convergentes envolvendo SMP, SCM, Banda Larga Fixa e Móvel, participando em nome do SindiTelebrasil de temas discutidos no âmbito do CGI.br, NIC.br, CBC´s (Anatel) e CITEL.

Evandro Antonio Ramos Terra Varonil de Sousa

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM). Fundador das empresas Americana Digital Ltda. - SVA e Americana Telecom Ltda. - SCM/STFC. Vice-Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Internet (ABRANET), Conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), associado da Internet Society (ISOC) Brasil e membro de diversas associações e organizações. Possui certificações como Microsoft Certified Professional (MCP), Ubiquiti Certified Trainer (UCT), entre outras. Ex-Professor da Faculdade de Americana (FAM), Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM), Universidade Paulista (UNIP) e Colégio D. Pedro II. Trabalha com Internet há 18 anos. Responsável técnico e administrativo pela implantação de redes baseadas nos protocolos IPv4 e IPV6 em diversas empresas. Tem como hobby o triathlon.

Alexandre Souza

Gerente e Arquiteto de Redes na Locaweb, Pós Graduado em Sistemas de Telecomunicações e Graduado em Tecnologia da Informação, pela FIAP. Possui Experiência em Redes de Provedores de Serviço, Data Center e Enterprise, e Certificados dos fabricantes Cisco e Brocade. Atualmente é responável pela Arquitetura e Capacidade da rede da Locaweb, desde 2011. Possui 20 anos de experiência em redes LAN e WAN e Segurança. Antes calaborou em engenharia e consultoria em Redes na SITA, Promon, Global Crossing e Telefonica.

Roosevelt Nascimento Jr

Roosevelt Nascimento Jr é Gerente Geral de Produtos, responsável pela evolução e desenvolvimento dos produtos do UOL Host. Antes disso trabalhou como responsável pela área de gestão de conhecimento e melhoria contínua de processos no departamento de P&D. Com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Paulista e Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie. Seus interesses incluem: métodos ágeis em desenvolvimento de software, gestão de serviços TI, mercado SMB, computação na núvem, User Experience, Start-ups e Business Model Canvas.

Álvaro Retana

Álvaro Retana é um Engenheiro Distinguido no grupo de Serviços da Cisco onde trabalha na Habilitação Estratégica de Clientes. Ele é amplamente reconhecido por sua experiência em protocolos de roteamento e desenho e arquitetura de redes; é um CCIE (Cisco Certified Internetworking Expert), CCDE (Cisco Certified Design Expert) e uma das poucas pessoas que tem alcançado a certificação CCAr (Cisco Certified Architect). Álvaro participa ativamente no IETF (Internet Engineering Task Force), onde preside o Grupo de Trabalho da Área de Roteamento (rtgwg), e o Grupo de Trabalho sobre Roteamento de Pacotes na Fonte (spring), e autor de vários RFC sobre tecnologia de roteamento. Ele também preside a "IETF_LAC Task Force" da LACNOG com o objetivo de aumentar a participação das pessoas na região no IETF. Álvaro tem publicado quatro livros técnicos, e o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos tem lhe outorgado mais de 35 patentes. Atualmente seus interesses incluem: Redes Definidas por Software, eficiência energética, sistemas de segurança da infraestrutura de redes, protocolos de roteamento e outros assuntos relacionados.

Carlos Coletti

Formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie de São Paulo, pós-graduado em Gestão de Projetos pela FIAP e Técnico em Eletrônica formado pela E.T.E. Getúlio Vargas de São Paulo. Como profissional de TI, atuou na implantação de diversos projetos de rede e telecomunicações, tem foco voltado à convergência digital. Atualmente é responsável pelo Grupo de Redes da Reitoria da Unesp, grupo que gerencia uma rede Rede WAN de 37 pontos de presença no Estado de São Paulo, a unespNET.

Italo Valcy

Italo Valcy é graduado e mestrando em Ciência da Computação pela UFBA. Atua no Ponto de Presença da RNP há quatro anos, onde atua no PTT-BA, Rede COMEP, CERT.Bahia, e colabora com a equipe de redes e infra-estrutura da UFBA.        

Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1996). Possui pós-doc na área de gestão pelo MIT. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, colunista - ITMIDIA e diretora técnica - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores. Além disso, ocupa o cargo de diretora do CCE-USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet 2, tecnologias de rede, HDV sobre IP, gerenciamento e segurança de redes e governança de TI.

Samuel Henrique Bucke Brito

Samuel Henrique Bucke Brito é Doutorando em Engenharia de Computação na FEEC/UNICAMP, onde estuda a Internet do futuro. Também é Mestre em Engenharia de Telecomunicações e Bacharel em Ciência da Computação. É instrutor do IPv6 Forum e da Academia Cisco (CCAI). Foi o primeiro profissional brasileiro (quarto no mundo) certificado em IPv6, também sendo certificado pela Cisco (CCDP/CCNP) e Juniper. Autor dos livros "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet" e "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes". Atualmente é professor e coordenador dos Cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e da Especialização em Redes de Computadores na UNIMEP (Piracicaba - SP).

Antonio Rigo

Professor da Faculdade Bandeirantes de Tecnologia (BandTec), do IPT e do Instituto Mauá de Tecnologia. Proprietário da consultoria Mundo Afora, que atua com IPv6, Segurança e Automação. Rigo é doutor em Engenharia de Sistemas pela Poli/USP (2000). Mestre em Engenharia Eletrônica pelo ITA (1982). Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP (1975). Especialista em Governança de Tecnologia da Informação pela Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – FIPT (2006).

Sílvio Lima

Coordenador Geral de Infraestrutura de Rede no SLTI / Ministério do Planejamento, com 15 anos de experiência atuando nos mercados públicos e privados de Telecomunicações e TI. Trabalhou em empresas multinacionais e nacionais de médio e grande portes e também no governo federal. Conhecimento de produtos e serviços de telecomunicações e TI do mercado nacional de telecomunicações. Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) de Governança de TI e da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP) de Contratações Públicas. Pós-Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Metropolitana de Belo-Horizonte. Graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pela Universidade de Brasília e em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela UniCEUB.

Paulo Roberto Evangelista

Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá, tem experiência em projetos de rede e software livre, atualmente trabalha na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – ETICE, onde tem atuado na implantação do IPv6 nos sites do governo estadual.        

Gilberto Novaes

Empresário que desde 1995, atua profissionalmente na área de tecnologia, foi sócio-proprietário do primeiro provedor de internet (comercial) do País e diretor técnico de franquias NutecNet, ZAZ e Terra. Responsável por projetar e implementar a rede de dados utilizada pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) durante os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Especialista em transmissão de dados por redes sem fio e Telefonia IP. Atualmente é diretor técnico da Maxiweb e diretor presidente da CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí).  

Regison Rodrigo Martins

Formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté, com pós-graduação em Gestão e Tecnologias da Segurança da Informação pela Faculdade Impacta Tecnologia, trabalha no SERPRO desde 2005 com atuações nas áreas de infraestrutura e tecnologias de redes. Atualmente integra a equipe do Departamento de Gestão Técnica de Serviços da Superintendência de Operações do SERPRO, onde é responsável por projetos de gestão tecnológica da Unidade.

Compartilhe

Busca