i
Inscreva seu Sistema Autônomo (AS)!
Prêmio IPv6 NIC.br 2023
Com o intuito de fomentar a disseminação do protocolo IPv6 e celebrar os 15 anos da iniciativa IPv6.br, o NIC.br criou o "Prêmio IPv6 NIC.br 2023", que premiará instituições inscritas que se empenharem na implantação do protocolo nas suas redes.Estão convidadas a participar do Desafio IPv6 todas as instituições detentoras de registro de Sistema Autônomo que possuam blocos IPv6. As instituições deverão estar adimplentes em seus pagamentos no Registro.br, bem como no IX.br e OpenCDN, caso participem desses projetos em locais onde existe cobrança. Para se inscrever, é preciso preencher o cadastro no link https://forms.gle/S79Mqydq923o6qiU6 até o
Regras
A instituição precisa realizar medições de qualidade utilizando o Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET), em qualquer uma das suas versões – Web, mobile ou Simetbox. Isso pode ser feito, por exemplo, estimulando seus usuários a utilizarem o SIMET, ou instalando roteadores com o Simetbox para seus usuários. Quanto mais medições realizadas detectarem a disponibilidade e correto funcionamento do IPv6, maior será a pontuação para conquistar o prêmio.Os endereços IPv4 e IPv6 usados para identificar as medições da instituição, serão aqueles vinculados ao ASN cadastrado no prêmio, conforme consulta em https://whois.registro.br.
Para participar do desafio será preciso ter no mínimo 1.000 medições realizadas por pelo menos 200 endereços IPv6 distintos durante o mês de novembro de 2023.
Será necessário também ter no mínimo 2.000 medições realizadas no período que engloba os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2023, por pelo menos 200 endereços IPv6 distintos.
Prêmios
Todas as instituições cadastradas concorrerão a dois prêmios:- Um relacionado a maior percentagem de implantação no mês de novembro
- Outro relacionado à instituição que mais se empenhou na implantação do IPv6 durante o período de 16 de agosto até 1 de dezembro de 2023.
Prêmio 1: Instituição com melhor ranking de implantação de IPv6 em novembro/2023
Nesta categoria, será verificada a percentagem de medições com IPv6 funcionando corretamente, em relação ao total de medições da instituição, durante o mês de novembro de 2023. A instituição que tiver a maior percentagem de implantação de IPv6 será a vencedora. Como critério de desempate, será considerada a quantidade absoluta de endereços IPv6 únicos detectados nas medições realizadas utilizando o SIMET.
A instituição ganhadora receberá uma bolsa para participar do evento do LACNIC no primeiro semestre de 2024. A bolsa consiste em passagens aéreas (ida e volta) e diárias de hotel. A instituição, na pessoa do contato administrativo designado no Registro.br, ou do seu representante legal, deve designar um funcionário contratado em regime CLT para receber esse prêmio, que não poderá ser cedido a terceiros.
A instituição ganhadora será beneficiada com uma cota de patrocínio no ano de 2024 para os cursos BCOP, IX Fóruns Regionais, Lives Intra Rede e Semanas de Capacitação Online, promovidas pelo Ceptro.br. Os benefícios concedidos serão equivalentes aos dos demais patrocinadores.
Prêmio 2: Instituição que mais implantou IPv6 durante o período do Desafio
Nesta categoria será avaliada a implantação ao longo do período do Desafio, que engloba os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2023.
Como valor inicial, será considerada a percentagem de implantação de IPv6 segundo as medições do SIMET realizadas pela instituição no período que engloba os meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho de 2023, ou seja, antes do início do prêmio, que detectarem a disponibilidade e correto funcionamento do protocolo, em comparação com o total de medições realizadas. Este será o valor referência para o início do desafio. Caso sejam detectadas um número inferior a 1.000 medições no período, ou menos de 100 endereços IPv6 distintos nas medições, será atribuído o valor de 0% de implantação de IPv6.
Durante o mês de novembro, será realizada a sumarização final de implantação do IPv6 a partir dos dados coletados pelo SIMET, e a instituição que tiver a maior diferença percentual positiva de implantação (valor final - valor inicial) será a ganhadora. Como critério de desempate, será levado em consideração a quantidade absoluta de medições em IPv6 feitas durante o mês de novembro pelo SIMET.
A instituição ganhadora receberá uma bolsa para participar do evento do LACNIC no primeiro semestre de 2024, que consiste de passagens aéreas (ida e volta) e diárias de hotel. A instituição, na pessoa do contato administrativo designado no Registro.br, ou do seu representante legal, deve designar um funcionário contratado em regime CLT para receber esse prêmio, que não poderá ser cedido a terceiros.
A instituição ganhadora será beneficiada com uma cota de patrocínio no ano de 2024 para os cursos BCOP, IX Fóruns Regionais, Lives Intra Rede e Semanas de Capacitação Online, promovidas pelo Ceptro.br. Os benefícios concedidos serão equivalentes aos dos demais patrocinadores.
Nota: Cada instituição, identificada pelo ASN, poderá participar apenas uma vez do desafio, e poderá ganhar apenas um dos prêmios. Independentemente de quem fez o registro da instituição, o contato administrativo do ASN designado no Registro.br ou, em sua ausência, o representante legal da instituição, será contatado para combinar os detalhes da premiação.
Datas
- Período de Inscrição: 1 de julho de 2023 até
31 de Julho de 202315 de agosto de 2023(prorrogado) - Período de análise dos dados do prêmio 1: 1 de novembro de 2023 até 1 de dezembro de 2023
- Período de análise dos dados do prêmio 2: 16 de agosto de 2023 até 1 de dezembro de 2023
- Premiação: 8 de dezembro de 2023 (durante a Semana de Infraestrutura)
Inscrição
Para inscrever a sua instituição basta preencher o formulário no link https://forms.gle/S79Mqydq923o6qiU6 atéSe houver mais de uma inscrição relacionada à mesma instituição, isso não será um problema. Entraremos em contato com o contato administrativo do ASN caso a instituição seja ganhadora.
Considerações
Caso haja identificação de fraude do ganhador do desafio IPv6, o NIC.br se reservará ao direito de remover a premiação e fornecê-la ao segundo colocado.Qualquer dúvida sobre a premiação, fique a vontade para mandar email ipv6@nic.br .
Como acompanhar as medições do prêmio
O participante pode acompanhar as medições SIMET no Portal do Sistema Autônomo (PAS) sob o endereço https://pas.nic.br. A partir de 16 de agosto 2023 será mostrado no portal o ranking do Prêmio IPv6 NIC.br, permitindo que o provedor compare semanalmente seu avanço e sua posição com os demais participantes do desafio.
Para ter o melhor resultado nas medições, recomendamos que o participante instale na sua rede o servidor SIMET (https://pas.nic.br/docs/servidor-simet).
Estudo para ter mais chances de ganhar
Como sugestão de estudo, deixamos as seguintes referências:- Realizar o Curso Básico de IPv6 - A distância (gratuito) - https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-basico-ipv6-ead/
- Lives Intra Rede
- IPv6: 25 anos de progresso e evolução da infraestrutura da Internet - https://intrarede.nic.br/live-25anos-ipv6-2023/
- Live "IPv6 e os principais erros cometidos numa implantação de rede" - https://intrarede.nic.br/live-ipv6-implantacao-2022/
- Live "IPv6: casos de sucesso" - https://intrarede.nic.br/live-ipv6-sucesso-2021/
- Live "Fim do IPv4, transferência de IP e adoção do IPv6" - https://intrarede.nic.br/live-fim-do-ipv4-transferencia-de-ip-e-adocao-do-ipv6/
- Podcast Camada 8
- Roteamento de Ideias - Entrevista sobre como e por que se tornar um Sistema Autônomo, com Ricardo Patara (gerente do Registro.br) - https://www.nic.br/podcasts/camada8/episodio-21
- Roteamento de Ideias - Entrevista sobre IPv6, Fim do IPv4 e CGNAT com Fernando Frediani do BPF - https://www.nic.br/podcasts/camada8/episodio-14
- Roteamento de Ideias - Entrevista sobre a importância de órgãos do governo serem ASs com Carlos Bascuñan - https://www.nic.br/podcasts/camada8/episodio-11
- Rumo ao IPv6 Brasil! - https://www.nic.br/podcasts/camada8/episodio-4